shutterstock_1390231292.jpg
peças-02.png

escute
seu
corpo

outubro
rosa

bubbles-04.png
 

A MCM apoia essa causa

#OutubroRosa é uma campanha mundial e visa a conscientização da sociedade, principalmente das mulheres, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de promover a conscientização e o compartilhamento de informações sobre essa doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnótsico e a redução da mortalidade.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Em 2022, são estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Levando em consideração a magnitude do tema, a MCM traz a campanha #EscuteSeuCorpo, que reflete  a importância de observar os sinais do seu corpo e entendê-los. Além da mamografia e do autoexame, quais os outros modos de se cuidar e compreender melhor os sinais da doença? Quais os mitos e verdades acerca do tema? Esses e outros temas você vai encontrar aqui.

Ah! E ainda temos um Quiz, para você testar seus conhecimentos. #EscuteSeuCorpo e ajude compartilhar informações, elas podem salvar vidas!  

bg-12-12-12.png

O câncer de mama é um dos mais comuns no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De todos os tipos, ele responde por cerca de 28%, todos os anos, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
 
No geral, o risco aumenta muito após os 50 anos de idade, sendo que cerca de 80% dos casos são diagnosticados nessa faixa. No entanto, mulheres jovens também podem ser acometidas por câncer de mama, por isso é de extrema importância que todas se previnam.  

PECAS-06.png

#previna-se

 

escute
seu
corpo

Um dos principais sintomas é o nódulo parecido com um caroço ao toque, na região do seio, além da mudança no tamanho e formato da mesma, por esse motivo é essencial o autoexame que é bem fácil e rápido de fazer, bem como a mamografia com a periodicidade indicada pelo seu médico.

1- De frente ao espelho, note o seu corpo, veja se o tamanho, formato e coloração dos seus seios estão normais. O tumor pode causar inchaço ou diminuição da mama e deformar a área afetada. Toque a parte inferior de ambos os seios e sinta se há algo diferente.

step-01.png
step-02.png

2- Levante os braços e coloque as mãos na nuca, repare nas suas axilas, o nódulo pode aparecer por lá também.

3- Com um braço levantado, use a outra mão para o autoexame, toque em toda região dos seus seios. Aperte com os dedos de maneira firme, mas cuidadosa. Repita a ação na outra mama também.

step-03.png

ressignificar

Ana Savoy - Idealizadora da Arte com Paixão e responsável

pela técnica de micropigmentação pós mastectomia

Cada paciente é uma lição de vida que você ganha de presente.

O processo de micro pigmentação pós mastectomia - Ana Savoy - Micropigmentadora
00:00 / 27:11

'

'

'

'

PECAS-06.png

#autoestima

bubbles-04.png
mama (3).jpg

Mastologista fala sobre prevenção, estatísticas e o processo de descoberta, aceitação e luta contra o câncer de mama.

No papo de hoje, contamos com a Doutora Mariana Rosário, especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira e membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein para falar sobre prevenção, estatísticas e como o autoconhecimento pode ajudar nesse processo de descoberta, aceitação e luta contra o câncer de mama.

bubbles-04.png
Mastologista fala sobre prevenção, estatísticas e o processo de descoberta, aceitação e luta contra o câncer de mama.
00:00 / 24:19
anéis desgastando da mulher

ONG Mulheres de Peito

A MCM apoia a ONG Mulheres de Peito, que realiza um trabalho incrível na prevenção do câncer de mama. Desde 2017 o projeto ajuda mulheres carentes com suspeita da doença e em busca do diagnóstico precoce, proporcionando todos os exames e tratamentos necessários para o diagnóstico, assim ajudando a diminuir a mortalidade das mulheres causada pela doença.

bubbles-04.png
H2H-ONG.mulheres.de.peito
00:00 / 42:55
arte.jpg

Arte Com Paixão

A Arte Com Paixão é uma ação social idealizada e administrada por Ana Savoy, desde 2012.

Nesse projeto em especial, atendemos pessoas que estão ou passaram por tratamento de quimioterapia e perderam os pelos das sobrancelhas. Também atendemos mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia (retirada da mama) e desejam ter suas aréolas redesenhadas, com o auxílio da Tatuagem Cosmética/Micropigmentação.