top of page

Eventos Sustentáveis e Socialmente Responsáveis: A Importância do ESG

Você sabe qual o impacto de um evento, independentemente do seu porte, ao meio ambiente?



Pautado nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, Brasília recebe neste neste mês um grande evento com a proposta de Lixo Zero, que em 2017 garantiu taxa de desvio de aterro sanitário de 95,14%.


Este é um ótimo exemplo de que é possível fazer eventos, inclusive os de grande porte, tendo a sustentabilidade como um de seus pilares. É nesse contexto que o ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) desempenha um papel fundamental.


O ESG é uma abordagem que avalia e direciona as empresas a considerar os aspectos ambientais, sociais e de governança em suas operações e tomada de decisões. No contexto dos eventos, o ESG se torna essencial para garantir que as práticas adotadas sejam responsáveis, sustentáveis e alinhadas com os valores da empresa e as expectativas dos participantes.


A dimensão ambiental (E) do ESG refere-se ao impacto ambiental dos eventos. A realização de eventos requer o consumo de recursos naturais, produção de resíduos e emissões de carbono. Nesse sentido, é importante adotar práticas sustentáveis, como a utilização de energia renovável, a gestão eficiente de resíduos, a escolha de materiais eco-friendly e a minimização do consumo de recursos. Além disso, é fundamental buscar locais que possuam certificações ambientais ou que ofereçam opções de compensação ambiental.


A dimensão social (S) considera o impacto dos eventos nas comunidades envolvidas e nos participantes. É necessário criar um ambiente inclusivo, onde todos os participantes se sintam acolhidos, independentemente de sua origem, raça, gênero ou capacidade. A promoção da diversidade, igualdade de oportunidades e respeito aos direitos humanos são aspectos fundamentais para a construção de eventos socialmente responsáveis. Além disso, é importante envolver as comunidades locais, apoiando iniciativas sociais e estabelecendo parcerias com organizações sem fins lucrativos.


A dimensão de governança (G) trata da transparência, ética e prestação de contas nos eventos. Uma boa governança envolve a adoção de práticas de gestão eficazes, tomada de decisões responsáveis e conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. A transparência na comunicação com os participantes, fornecedores e parceiros é essencial para construir confiança e manter relacionamentos sólidos.


Na MCM, as siglas ESG são pautas constantes no dia a dia da agência, em nossos projetos e naquilo que entregamos. Há 25 anos mostramos para o mercado que é possível fazer eventos sustentáveis, com baixa emissão de CO2, descarte de lixo correto e reciclagem.

Não à toa conquistamos o selo 'Tesouro Verde', uma distinção concedida a empresas que adotam medidas concretas para reduzir seu impacto ambiental e implementam práticas sustentáveis em todas as suas operações.


Acompanhe a MCM para mais conteúdos sobre ESG como insights, orientações práticas, estratégias para reduzir o impacto ambiental, promover a inclusão social, fortalecer a governança e ampliar a consciência no setor de eventos.

É possível criar experiências que vão além do entretenimento e que impactam positivamente o meio ambiente e a gente sabe como fazer isso.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page