top of page

Gestão da Inovação, como fazer?

Atualizado: 18 de dez. de 2020

Mundo VUCA, BANI, Integração, proatividade, liderança, engajamento, tudo isso tem sido bastante falado recentemente, mas por quê? Como integrar tudo isso no nosso dia a dia?

Despertar nas pessoas o seu potencial. Fazer com que elas acreditem no impossível parece uma tarefa desafiadora para líderes que precisam entregar resultados. A transformação de uma empresa começa na transformação pessoal de cada um.

A inovação é vista, geralmente, como algo relacionado à tecnologia. Isso de modo popular acaba matando seu próprio propósito, quando ela está na forma criativa de resolver os problemas atuais, para facilitar a vida das pessoas e claro, também trazer tecnologia.


Fazer sua gestão e incentivá-la é tarefa de todos dentro de uma companhia e fora dela também.

Tudo começa na gestão da mudança. Como a gente lida com o novo? Com o desconhecido?

Muitas vezes temos medo de arriscar e as razões são as mais diversas possíveis, mas como superar isso?


Ambientes onde há confiança e acima de tudo respeito pelas diversidade de opiniões são os mais saudáveis para a inovação e gestão da mudança. Acolher os questionamentos, mensurar os riscos, mitigá-los e ter consciência sobre o processo é o caminho para o tirar as ideias mirabolantes da cabeça.

Tudo isso parece impossível quando olhamos para o todo. Afinal, você já parou para refletir em TUDO? Tudo é muuuuita coisa né? Pois é, é tudo isso que somos capazes quando criamos conexões, confiamos e alimentamos a força do coletivo e incentivamos a inovação em todas as esferas de uma organização.


Ninguém faz sucesso sozinho, por isso, a inovação e a gestão de mudança são tão importantes. É por aí que precisamos ter consciência para liderar, para desafiarmos a sermos melhores a cada dia.


Com esse pensamento aberto e livre de julgamentos, compartilho aqui algumas dicas para fazer a gestão da inovação ser uma realidade pra você:


  • Confie: de verdade, diga para as pessoas que estão com você o quanto o trabalho delas é importante e proporcione atividades e problemas que essa pessoa terá a liberdade de escolher a forma de resolver

  • Questione: o exercício de questionar sempre abre novos pontos de vista. Promover debates construtivos é ótimo para gerar diversidade nas soluções

  • Organize: escolher ideias chave para testar por níveis de prioridade, de acordo a necessidade do negócio. Coloque as ideias inovadoras no papel e faça uma escala para testes, mensurando o tempo de suas respostas. E quando falhar, não desista, afinal, será descoberta mais uma maneira de como não fazer algo e uma lição aprendida;

  • Use metodologias: atualmente há diversos métodos para gerir a inovação e mudanças, teste alguns como Canvas, Scrum, Agile, Design Thinking ou comece pelo famoso brainstorming;

  • Acolha: diálogos sinceros podem trazer muitos insights quando a gente pode falar abertamente o que pensa e mais ainda ouvir ativamente propostas de melhorias.

E pra você, como é a gestão da inovação na sua vida? Como você se inova, renova e muda?


Artigo de Renata Ankowski, Project Manager Manager da MCM.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e entre em contato conosco para conhecer projetos da MCM!


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page