top of page

Qual o valor de uma ideia?

Qual o preço de uma ideia? Essa é pergunta do milhão – considerando-se, principalmente, que ela pode durar para sempre ou apenas alguns segundos, mas só é possível saber o seu desdobramento quando nos arriscamos e pagamos para ver.


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 5,5% dos brasileiros trabalham nas indústrias criativas. Esse mercado representa 2,6% do PIB nacional e inclui arquitetura, artes, propaganda e marketing e outros trabalhos essenciais.

Estamos inseridos em uma indústria construída em cima de produtos palpáveis, bens de consumo não duráveis e feitos em larga escala, e que valoriza o menor preço. Quando se trata de uma ideia, estamos falando de um valor agregado muito maior. A indústria criativa cresce porque entendemos que algo que tem uma história e um significado pode ser trabalhado a ponto de ser competitivo. As novas gerações compram ideias muito além do seu preço.


Um slogan ou um produto, por exemplo, pode possuir algo que vai além do preço. Trata-se do valor que ele pode vir a ter e que pode durar por gerações. O que fazemos para fechar a conta de quanto tudo isso vale não está ligado diretamente à venda do produto que foi gerado, mas a tudo aquilo que foi feito para chegar até ali. Trabalho, suor e criação tendem a ficar nos bastidores e, infelizmente, às vezes são desvalorizados por muitos contratantes.

Um bom indicador é entender como a solução apresentada resolve, de forma estratégica, o que foi pedido pelo solicitante. Afinal, uma ideia é somente uma ideia se não for aplicável, prática e funcional. Outra métrica é entender o mercado como um todo. Com isso, conseguimos saber qual a força da nossa sugestão, se ela é durável e original. Além disso, já dizem os sábios: “tempo é dinheiro”. Não é mesmo? Ele deve ser considerado pensando não somente nos momentos investidos na execução em si, mas também no período gasto na preparação para conseguir realizar a tarefa com qualidade.


Muito se fala sobre criatividade e inspiração, mas sempre ligadas à genialidade, a algo quase que divino. Ambas existem, mas exigem muito trabalho! Nada mais são que tempo investido de forma correta. O processo de criação está ligado a resolver problemas de forma inovadora. Isso todos, independentemente da área, somos capazes de fazer.

Uma boa ideia leva luz ao ordinário, faz girar uma economia mais atenta a diferentes possibilidades. Uma solução criativa causa aquele sorrisinho de canto de boca que você dá quando vê algo que te surpreende, é uma experiência marcante.


Marília Gersely | Diretora de criação da MCM Brand Group

15 visualizações0 comentário
bottom of page