top of page

Ninguém Fica Para Trás: Como Auxiliar Pequenos Fornecedores



Mônica Schimenes, CEO da MCM Brand Group


Em um passado remoto, a maioria das empresas conceituadas já foram um pequeno negócio. Visando um cenário no qual é necessário inovar para gerar mais rentabilidade, parcerias entre grandes e pequenos fornecedores foram garantindo novas experiências para alavancar os respectivos empreendimentos.

Hoje, um campo que tem ganhado bastante espaço é a organização de eventos dos setores de supply chain, no qual instituições oferecem chances para pequenas firmas apresentarem soluções para seus produtos e/ou serviços. Mesmo existindo uma grande tendência global em implementar esses processos, ainda não são praticados na maioria dos empreendimentos no Brasil. Para garantir uma relação ideal é necessário seguir algumas características como harmonia e boa comunicação para gerar insights nas transformações dentro dos serviços ofertados.

Os processos de aquisições recebem mais atenção a partir do cenário atual, em que a tecnologia é vista como aliada. As normas de compliance, por exemplo, evitam equívocos evidenciando transparência e confiança. O adiantamento de pagamento para o parceiro/fornecedor também promove a prestação de serviços com qualidade, minimizando prejuízos e satisfazendo as partes envolvidas. Além disso, incluir princípios de diversidade e inclusão na escolha do fornecedor torna a visibilidade da grande empresa mais atrativa e promissora ao olhar dos clientes.

A minha empresa, por exemplo, prioriza a inclusão dentro dos prestadores de serviços. Durante o período de outubro a dezembro de 2019 alguns eventos receberam a montagem da empresa HG Studio com a maioria dos funcionários sendo ex-detentos buscando recolocação profissional e pessoas com deficiência vindos do projeto AACD.

A importância destas parcerias atingem o setor econômico com velocidade, gerando mais empregos, permitindo representatividade e provocando inovação. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, a cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado. Toda vez que uma grande empresa ajuda um pequeno negócio é um mar de possibilidades impulsionando o ecossistema a ser mais lucrativo à todos.

O empreendedorismo é a única maneira de sobrevivermos mediante ao cenário que estamos vivendo. Não existirão mais empregos como antes, diante disso, as mentorias se fazem eficazes e são capazes de capacitar esses fornecedores. Se cada grande empresa se preocupar e fazer com que esses fornecedores se encontrem e entrem no mercado, elas serão capazes de se desenvolver e de se destacar no meio.

É importante dizer também que quanto mais colaborativos formos e proximidade tivermos com o nosso time e nossos clientes, mais longe chegaremos. A proximidade é importante porque só me oferecerão bons frutos aqueles que me conhecem e sabem da minha necessidade. Então, é imprescindível que mantenhamos contato e tenhamos um olhar humano para as necessidades de todos, nos reinventando e aprendendo cada dia mais.


23 visualizações0 comentário
bottom of page