Qual o futuro dos eventos?

A pandemia mudou as nossas vidas, a forma como estudamos, trabalhamos, nos divertimos e interagimos uns com os outros. Algumas atividades adotaram outros formatos durante o período e os mantiveram mesmo após a chegada das vacinas, o que mostra que nada é definitivo, tudo pode sofrer mudanças e sempre contamos que sejam para melhor.


O setor de eventos foi um dos mais afetados visto que a principal forma de combate ao vírus era o distanciamento social. Muitos passaram a ser online e a usarem novas tecnologias para manter o engajamento de marcas e suas parcerias.

Mas organizar um evento é muito mais que definir o seu formato, são vários pontos que devemos dar atenção para que o nosso público possa realmente viver uma experiência incrível. Então, como será daqui pra frente?

Você está preparado para o futuro dos eventos?

Pautas ESG, ON e OFF, tecnologia e recorrência são alguns dos elementos citados quando pesquisamos o futuro dos eventos. Mas, você sabe o que eles têm em comum?

Uma participação mais efetiva do público. Talvez, tanto tempo isolado tenha resgatado no ser humano a vontade de ir para a ação, de se sentir pertencente e de que ele pode fazer mais pelo seu entorno.

Veja algumas tendências para os próximos anos:

Meio ambiente: O mundo se preocupa cada vez mais com as mudanças climáticas causadas pela ação do homem. Segundo a Folha de São Paulo, "Mudanças climáticas elevam o risco de seca em ao menos 20 vezes”. Essa já é uma triste realidade que bate à nossa porta, não precisamos pensar muito à frente. Alguns eventos pelo mundo vem propondo ações para diminuir a emissão de gases tóxicos no ar durante suas realizações e também, atividades que chamem o público para a ação, como recolher o próprio lixo, usar transporte coletivo para ir até o local do evento e fechar parceria com marcas que tem essa preocupação com o meio ambiente em seu DNA.

Tecnologia: Falar deste assunto é quase como ficar no passado pois, a cada segundo uma nova descoberta pode transformar tudo que conhecemos e entendemos como tecnologia. A mais comentada nos dias de hoje é o Metaverso, não pelo o que ele é hoje, mas por todas as suas possibilidades para o futuro. Já podemos acompanhar eventos dos mais variados dentro do metaverso como: lançamento de empreendimento imobiliário, festival de música e de games, lançamento de produtos, entre outros. Ainda há muito o que desvendar dessa tecnologia, mas você precisa ficar de olho nela.

ON e OFF: A integração entre o universo digital e o presencial será essencial para o sucesso de um evento. Segundo pesquisa do App Annie, “Em 2021, o brasileiro passou em média 5 horas e meia por dia no celular”, isso mostra que já não conseguimos mais viver sem o meio digital e que de uma forma ou de outra, essa é uma ferramenta necessária ao nosso dia a dia. Pense agora o quão longe o seu evento poderá chegar se você investir em ações que possam unir o mundo digital ao meio físico.

Recorrência: Eventos apenas uma vez ao ano? Não será mais possível. O mundo está cada vez mais dinâmico, o público busca por novidades e com as novas tecnologias, maior velocidade e alcance da internet, você pode ser esquecido com facilidade se não se engajar. Estude o mercado, veja quais são as datas e períodos mais propícios para o seu produto e/ou serviço e invista em ações, não importa se pequena, média ou grande, o importante é se fazer presente.

A MCM tem uma longa experiência no assunto. Tecnologia, ESG e novidades do mercado, sempre estiveram em nosso radar, pois nos preocupamos em oferecer mais que um evento, a MCM promove verdadeiras experiências ao público onde sua participação pode fazer toda a diferença.

O futuro pode chegar que estamos antenados e preparados para fazer do seu evento algo inesquecível.

Clique aqui e conheça nossas soluções para a sua marca.



5 visualizações0 comentário