Etarismo: Eventos e ações que combatem essa forma de preconceito.

A idade chega para todos, isso é um fato. Mas, foi-se o tempo em que ter cabelos brancos significava ser ou estar velho para fazer algo. E se você ainda pensa dessa forma e projeta isso na empresa em que atua, cuidado, você pode estar sendo etarista.


Discriminação etária ou etarismo: é um tipo de descriminação contra pessoas ou grupos baseado na idade.

As novas tecnologias permitiram avanços em diversas áreas como saúde e bem estar, isso significa melhor qualidade de vida para a população. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a perspectiva de vida do Brasileiro em 2011 era de 74,1 anos. Em 2020, a taxa foi de 76,6 anos, um aumento que embora pequeno, mantém uma tendência de crescimento da taxa por anos consecutivos.


Consequência disso, é que as pessoas estão se aposentando cada vez mais tarde e na disputa por vagas com as novas gerações, esse grupo pode sair em desvantagem por conta do preconceito com a idade. O mito de que envelhecer significa estar desatualizado ou ainda de ser incapaz de fazer algo, precisa ser derrubado se você pensa em ser uma empresa inclusiva.


Então, como combater o etarismo? A resposta está no RH da empresa.


Primeiro é preciso olhar para dentro, verificar se existem práticas etaristas na empresa e trazer isso para uma discussão mais aprofundada e com a participação do grupo em questão. Fique atento também às estruturas físicas da empresa, ela é acessível para todos?


Proponha eventos com palestras, dinâmicas e ações que:

- Valorizam o trabalho daquela ou daquelas pessoas.

- Mostram que envelhecer pode ser algo bom e os ganhos que temos com o passar dos anos.

- Combatam essa forma de preconceito.


Em relação a novas contratações, garanta um processo seletivo inclusivo e que valorize a diversidade de gêneros, cores e idade, e se possível, tenha vagas afirmativas para esse grupo.


A MCM Brand Group tem a diversidade e inclusão como pilares. Valorizamos talentos e habilidades independente da idade ou aparência, isso sim faz toda a diferença.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo