top of page

Inclusão em eventos e ambientes corporativos: comece já!

A inclusão em eventos, bem como nos ambientes corporativos, promove diversidade e multiplicidade cultural. Além de trazer resiliência, acolhimento e diferentes bagagens a qualquer cenário que possamos explorar. 


Vamos falar sobre este importante tema? Seja bem-vindo a este conteúdo e boa leitura!


Inclusão social, digital, corporativa… Não importa qual seja, de alguns anos pra cá, a abordagem de tornar os quadros de colaboradores cada vez mais diversos ganhou adeptos em todo o mundo. Não apenas devido à conscientização das populações como um todo, mas também pela maneira com que pessoas e instituições - de maneira geral - passam a ser vistas quando “abrem o leque”.


Entre 2010 e 2019, as empresas viram um aumento na produtividade creditada à maior diversidade de gênero e étnico-rac aial, isso é o que descobriu o Instituto Identidades do Brasil em uma pesquisa. 


Agora, mais organizações estão prestando atenção nisso. De acordo com a Pesquisa Benchmarking, 81% das empresas pesquisadas estão investindo em ações de diversidade e inclusão. Em 2020, apenas 67% estavam fazendo isso.


Um crescimento impressionante, não é? Mas ainda temos muito o que caminhar para realmente ter uma sociedade com menos desigualdades. O importante é não desistir!





Inclusão em eventos

Os eventos corporativos são a oportunidade perfeita para mostrar a inclusão de maneira mais realista do que didática. Como sabemos, o exemplo é um agente de aprendizado muito mais  eficaz do que as palavras. Por isso, criar uma cultura de acolhimento e aceitação à diversidade se tornou tão essencial para as empresas. 


Conheça algumas maneiras de promover essas práticas:


Diretrizes concretas

No momento de planejar um evento inclusivo, defina quais serão os critérios para alcançar estes objetivos. Será a adoção de uma linguagem inclusiva, reforçada pela igualdade na participação de todos? Ou talvez a criação de espaços acolhedores, que reflitam a diversidade local? Definir essas diretrizes é fundamental durante o planejamento.


Acessibilidade física

Tornar o ambiente de fácil acesso para todos, também é uma ação essencial. E não se trata apenas de investir em rampas ou conteúdos em braile, muitas vezes as deficiências - ou condições - são mais sutis. Por isso, um estudo mais aprofundado e complexo é um grande aliado para que o local seja, de fato, acessível.





Conforto psíquico

Quando falamos de inclusão em eventos, precisamos também lembrar de condições invisíveis, como o espectro autista, transtornos mentais e outras camadas necessárias. Quer um exemplo? Pessoas com o transtorno afetivo bipolar, ou TOC e TDAH muitas vezes têm necessidades semelhantes aos indivíduos com autismo: a super estimulação. Por isso, planejar ambientes calmos e relaxantes é uma excelente maneira de criar um "refúgio" especial para eles.


Diversidade de temas

Se você deseja um espaço realmente acolhedor, aborde questões sensíveis de maneira responsável; cenários seguros e livres de julgamentos para haver discussões aprofundadas são boas maneiras de começar a atuar nestes esforços. É importante promover uma mediação em que todas as opiniões sejam expressadas com total respeito aos participantes.


MCM Brand Experience

Aqui na instituição, atuamos com propósitos muito bem estabelecidos. Criamos eventos em que cada indivíduo sente-se genuinamente acolhido, as diferenças são celebradas e as vozes de todos são ouvidas.


Baixe agora o e-book >>  Guia da linguagem inclusiva


Em nossos eventos, ambientes corporativos e ativações de marca, a inclusão não é uma reflexão tardia, mas uma prioridade desde o primeiro passo do planejamento até o último momento da experiência. Nos esforçamos para criar espaços onde cada pessoa se sinta representada, respeitada e valorizada.


Projetamos encontros verdadeiramente inclusivos, acolhendo pessoas de todas as origens, identidades e habilidades. Desde a seleção de locais acessíveis até a contratação de fornecedores diversos, buscamos criar ambientes que reflitam a riqueza da diversidade humana. 


Deixe seu evento corporativo nas mãos de quem realmente sabe o que faz. Criamos experiências leves e descontraídas, mas levamos muito a sério as pautas propostas, e com certeza, proporcionamos momentos inesquecíveis a todos os presentes. 


Fale com a nossa equipe e saiba mais sobre como podemos te ajudar!


1 visualização0 comentário
bottom of page